sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Podemos afirmar que a sessão foi um sucesso. Com o auditório repleto (estiveram presentes cerca de 70 pessoas), a curiosidade era muita. Quais as razões que levaram à necessidade deste acordo? O que realmente muda? Podemos continuar a escrever do mesmo modo? Até quando?
De uma forma entusiasta, a professora Edite Prada fez uma breve resenha histórica sobre a ortografia portuguesa nas suas diversas fases (desde o século XII até aos nossos dias) e apresentou as principais alterações ortográficas introduzidas neste Acordo. Tivemos, ainda, oportunidade de realizar um trabalho prático de reconhecimento e aplicação das novas regras.
Na realidade, tomámos consciência de que as mudanças não são assim tantas… mas que não vai ser fácil adaptarmo-nos.
Para que possa recolher mais informação sobre o Acordo e consultar um dicionário de Língua Portuguesa já actualizado, recomendamos os seguintes sítios:
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/
http://www.infopedia.pt/
Gabriela Machado (formadora de CLC)
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Nos dias 12 e 13 de Novembro realizou-se, na Escola Secundária de Cacilhas, uma Mostra Interactiva de Formação, Emprego e Empreendedorismo. Esta iniciativa inseriu-se nas actividades realizadas no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social.
O Centro Novas Oportunidades Anselmo de Andrade esteve presente, associando-se à iniciativa. Um dos objectivos foi dar visibilidade ao empreendedorismo e à criatividade de alguns adultos já certificados pelo nosso Centro, que tiveram oportunidade de expor os seus trabalhos. Apresentamos, em seguida, o perfil de alguns desses adultos:
Alda Jardineiro (55 anos) - Certificada com o 9º ano e que, perante uma situação de reforma por invalidez, procurou ocupar o seu tempo de forma útil e criativa, apostando nas Artes Decorativas.
Carla Sofia Andrade (32 anos) - Após uma certificação bem conseguida de 12º ano de escolaridade, decidiu dar um novo passo na sua vida, dedicar-se à publicação do seu 1º livro.
Carlos Pé-Leve (54 anos) - Aos 4 anos, pintar já era uma das actividades preferidas. Nunca mais parou. Dono de um talento extraordinário, para além da pintura, tem dedicado o seu tempo a novas aprendizagens, nomeadamente a escultura. Este ano, cumpriu mais um dos seus objectivos, a certificação de 12º ano, através das Novas Oportunidades.
Maria Manuela Cruz (55 anos) - Certificada com o 12º ano e que com um grupo de amigos, decidiu desenvolver um projecto inovador. Juntos criaram a revista Instinto, dedicada a animais domésticos. Um bom exemplo de empenho e vontade em abraçar novas ideias.
Cristina Nunes Francisco (45 anos) - Certificada com o 12º ano e que, perante uma situação de desemprego, pensou em aproveitar os seus dotes culinários para criar o seu próprio negócio na área da pastelaria. Tem como projecto abrir o seu próprio espaço e criar um site para divulgação do seu trabalho.
Maria Elsa Pereira (46 anos) - Certificada com o 9º ano demonstrou que o dinamismo e a criatividade andam sempre de mãos dadas. Reciclar com arte foi o testemunho que a Elsa nos deixou, ensinando-nos a dar nova vida a objectos obsoletos.
Ao longo dos dois dias da Mostra, procurou-se também divulgar as actividades do CNO, bem como as ofertas formativas da escola.
A equipa do CNO