Comunidade em Desenvolvimento - Educação e Formação de Adultos
O Seminário organizado pelo CNO Anselmo de Andrade decorreu no dia 6 de junho, no auditório do Fórum Romeu Correia, e contou com a participação de vários especialistas na área da Educação e Formação de Adultos, assim como entidades ligadas à comunidade e que desenvolvem programas e projetos formativos em diversas áreas de competências.
As práticas desenvolvidas no processo RVCC e nos cursos EFA foram também analisadas e testemunhadas pelos adultos convidados que apresentaram um conjunto de reflexões muito pertinentes sobre os seus percursos formativos.
Podemos afirmar que o Seminário serviu para problematizar diversas questões ligadas à Educação e Formação de Adultos, permitindo uma reflexão sempre necessária, particularmente em momentos de mudança.
Drª Cármen Cavaco (Inst. Ed. Universidade Lisboa) e Drº Bravo Nico (Univ. Évora)
Drª Sandra Rodrigues(investigadora) - "Formação e Aprendizagem em contexto de trabalho"
Equipa CNO - Drª Bárbara Vieira (TDE)(Ver apresentação); Drº Luís Mendonça (Form. CP); Carlos Varela (formando) e Drª Gabriela Machado (form. CLC)
Drª Adelaide Silva( C.Formação Almadaforma); Drª Claúdia Gama (Sta. Casa Miseric.); Drª Sofia Manzoni (Global Human Devel.) (resumo); Carlos Oliveira (Esc. Prof. Almirante Reis)
Drª Alexandra Lhansol (C. Emprego Almada), DrªPaula Sousa (Dir.Dep. Ed. Juventude)
Drª Ana Morais (Coord. CNO Anselmo); Drª Bravo Nico e Drª Margarida Lucena (Dir. CNO Anselmo)
Drª Susana Lizardo, Drª Ana Guilhas, Drª Bárbara Vieira, Profº Luís Pedro e Drª Filipa Ruas
Parabéns à equipa CNO, aqui tão bem representada.
Opinião
O seminário que ontem se realizou, por iniciativa do CNO Anselmo de Andrade, foi na minha perspetiva um sucesso, partilharam-se experiências, discutiram-se ideias, foram dadas opiniões, constataram-se factos e resultados e, por fim, quase unanimemente, concluiu-se que valeu a pena o esforço, a dedicação e o empenho de muita gente anónima que por esse país fora formou e validou milhares e milhares de portugueses, que hoje de cabeça erguida dizem: "Muito Obrigado".
Carlos Varela (formando certificado no nível secundário em processo RVCC)