Um blogue criado com o intuito de aproximar o nosso Centro da comunidade, promovendo a divulgação das atividades desenvolvidas e de informações de caráter geral. Pretende-se, ainda, que seja um espaço de partilha e diálogo.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mensagem da Coordenadora

Sonho. Desafio. Urgência na concretização. Ao Trabalho! Arregaçámos as mangas, tirámos o relógio e trabalhámos.... trabalhámos... À medida que o Projecto se erguia, o entusiasmo aumentava, o sonho crescia... Apresentámos a Candidatura. Esperámos... Aprovada! Fevereiro de 2008: estava criado o Centro Novas Oportunidades Anselmo de Andrade!
Agora é que iam ser elas! Quanta responsabilidade!
Reunimos uma Equipa Técnico-Pedagógica: éramos agora mais a partilhar o mesmo sonho, a mesma vontade de fazer deste recém-nascido, um Centro de referência que pudesse servir o maior número de pessoas. E vocês foram chegando... Hesitantes... Expectantes... Tal como nós! Dias a passar, meses que decorriam quase sem os sentirmos, à medida que vocês iam chegando, à medida que, connosco, os vossos sonhos, projectos, saberes iam partilhando.
Somos agora muitos a partilhar sonhos, projectos, objectivos... Mais de 1500 adultos inscritos: uns já certificados, muitos em processo RVCC, muitos ainda encaminhados para ofertas formativas exteriores ao Centro.
Graças a todos vós, ampliamos os nossos projectos, dia a dia...É que eles são vossos também... Porque este é mesmo um CNO Vivo, que não esquece ninguém e que por isso gosta de vos reunir, de nos reunirmos... Muito obrigada a todos!
A todos os que aqui estão, mas também aos que, não podendo estar presentes, nem por isso deixam de estar connosco. Connosco está também a Equipa de Excelência que todos nós conhecemos tão bem e com quem tenho a alegria, o privilégio de poder trabalhar!

A Coordenadora do CNO da Escola Anselmo de Andrade
Prof.ª Marta Belo

1 comentário:

  1. Bom grado o momento em que decidi enveredar por este percurso e bom grado o facto de me ter dirigido ao CNO da Escola Fernão Mendes Pinto e me terem dito que já não haviam vagas. Ao me serem facultadas três alternativas optei pela Anselmo de andrade. Coisas do destino...
    Motivado por razões divergentes da progressão profissional ou pela premência de completar o 12º ano de escolaridade por razões de candidatura a oportunidades de emprego, acabei no sr4, com um grupo de professores, a meu ver, ímpares.
    Recordo com saudade as sessões colectivas de descodificação dos quadros de referências. Os debates por vezes iniciados foram sempre enriquecedores e um bom processo de auto-aprendizagem. Aprende-se muito com a experiência alheia. Eu tenho por hábito - mau ou bom ou ambos - de me entregar de corpo e alma a tudo o que faço. Por isso não seria de estranhar o meu empenho nestas sessões em contribuir com as minhas valências para o colectivo. Da mesma forma, livre de premências profissionais e outras, não é de estranhar que, ao fim de quase dois anos de processo, ainda esteja em pleno desenvolvimento de portfólio de aprendizagens.
    Tem sido com um prazer imenso que o tenho desenvolvido da forma como o tenho feito: de corpo e alma. Acima de tudo tem sido uma excelente ferramenta de introspecção e de catarse que me levou a retrospectivar os acontecimentos que me construiram e a reflectir sobre os mesmos. As coisas vão-se sucedendo nas nossas vidas e vão deixando as suas marcas em formato de memórias com sensações, emoções e sentimentos que lhes estão alocados. Raramente nos debruçamos sobre esses acontecimentos de forma analítica. Este processo RVCC permitiu-me fazê-lo e, com ele, tenho feito a expurga dos sentimentos, emoções e sensações que estavam agregados às minhas memórias. Tudo começou a fazer sentido. Comecei a entender melhor a estrucutra daquilo que sou e de quem me tornei. Tem sido muito bom. Diria mais, excelente!
    É evidente que falo da minha experiência pessoal. Estou certo que muitos não partilharão da minha opinião. Estão no exercício do seu direito tal como eu estou ao escrever estas palavras.
    Como se tudo isto não bastasse, e apesar das vicissitudes criadas pela demora na entrega ou finalização do meu trabalho, o coordenador do meu grupo, o Professor Sérgio Rodrigues, merece um comentário muito especial. Ele tem sido, por um lado a âncora que me liga à realidade do processo, chamando-me a atenção para a necessidade de completar o trabalho e, em simultâneo, constitui uma fonte de inspiração pelas suas qualidades profissionais e humanas. Acredito que nada na vida acontece por acaso e, o facto de o ter como coordenador não é, de todo, aleatório. Ele tinha de ser o coordenador para o meu trabalho de história de vida. Ele, mais do que ninguém, tem sabido apreciar a riqueza daquilo que já produzi e tem-me inspirado a continuar. Obrigado, Professor Sérgio Rodrigues, pela entrega e humanismo com que desempenha o seu trabalho junto dos formandos. Partilhamos essa entrega que damos ao que fazemos e, por isso, nos entendemos tão bem.
    Em simultâneo, quero apresentar as minhas desculpas, a todos os professores que tiveram e têm de lidar comigo pela extensão e demora na entrega do trabalho. Estou ciente de que, para efeitos de certificação de competências, têm de ler muita "palha". Mas o que lêem é um espelho de mim. Neste momento conhecem-me melhor que muitos dos meus amigos e família! Quero, acima de tudo, assumir essa responsabilidade pela demora perante a coordenadora do CNO, ProfªMarta Belo. Estou certo de que está pressionada por resultados e que as "pontas soltas" são um embaraço para si quando tem de reportar às entidades competentes e de tutela. Porém, estou certo de que, no fim, dará o tempo por bem empregue. Empenhar-me-ei por isso.
    Já faltou mais!

    ResponderEliminar