Candidatura da Arrábida a Património da Unesco
Uma região, um projecto…melhor futuro
A candidatura da Arrábida a património mundial da UNESCO é promovida pela associação de municípios da região de Setúbal, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e os Municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal, contando com a colaboração e participação de inúmeras entidades e personalidades que, ao nível da Comissão de Acompanhamento da Candidatura, no plano científico contribuem para um conhecimento mais aprofundado da Arrábida.
É , também, neste contexto, de uma Candidatura que ser quer amplamente participada, que foi criado um Fórum da Candidatura que se constitui como um espaço de discussão pública, onde todos os contributos servem para o enriquecimento deste processo, quer do ponto de vista natural, quer do ponto de vista cultura - e por isso esta é uma candidatura a património mundial misto, o bem Arrábida possui valores de excepcional qualidade que importa promover e legar às gerações futuras.
É um sítio natural de valor mundial pela sua beleza, mas também enquanto importante testemunho de processos geológicos e lugar de uma riqueza florística e de conjuntos vegetativos assinalável e mesmo única, da história da vida na Terra.
É um sítio cultural de valor mundial como testemunho da adaptação milenária do homem ao meio. Na Arrábida, a paisagem cultural constitui um exemplo excepcional da interação plurissecular entre os homens e o seu ambiente, desenvolvida nomeadamente para otimizar os recursos locais, os quais atingem níveis de qualidade extrema.
Na Arrábida, o património cultural tem um rica dimensão material, mas também um significativa dimensão imaterial, associada a práticas representações, expressões, conhecimentos e saber-fazer (assim como aos respetivos instrumentos, objetos, artefactos e espaços culturais).
Trata-se, pois, de um património vivo, transmitido de geração em geração, recriado permanentemente pelas comunidades e grupos em função do seu meio, e fator imprescindível para criar e fortalecer um sentimento de identidade e de continuidade.
Por isto, a Arrábida, entendida nas suas dimensões naturais e culturais, constitui-se como património regional e nacional único e da extraordinária importância e a sua Candidatura a património Mundial deve ser entendida como candidatura de um património de todos, como a candidatura da região de Setúbal, como uma candidatura de Portugal (O Bem “Arrábida” encontra-se inscrito na Lista Indicativa Portuguesa da UNESCO desde 2004). http://whc.unesco.org/en/tentativelists(1985/).
Paisagem
Quem já visitou a Arrábida não pode ficar indiferente à beleza excecional e ao espírito do local. Lugar mágico em que a relação entre o Homem e a Natureza emerge com força e como marca da sua identidade e integridade.
Não é por acaso que, em todos os domínios da arte, muitos foram os artistas que tiveram na Arrábida uma musa inspiradoraa e uma fonte inesgotável de estímulos criativos. E, alguns traduziram na perfeição a dificuldade imensa de expressar aquilo que os olhos observam, as palavras de José Saramago são disso exemplo:»… quando do alto da estrada se vê este imenso mar e ao fundo dos rochedos na franja branca que inaudível bate, quando apesar da distância a transparência das águas deixa ver as areais e as limosas pedras, o viajante pensa que só a grande música poderá exprimir o que nos olhos se limitam a ver ou nem mesmo a música. Provalvelmente o silêncio, nenhum som, nenhuma palavra, e também nenhuma pintura; apenas, afinal, o louvor do olhar…»
Geologia
O património geológico da Arrábida tem sido objeto de múltiplos estudos científicos considerando a sua riqueza e importância para o conhecimento e compreensão da evolução geológica do planeta e particularmente da margem ocidental da sub-placa ibérica.
Fauna
A área marinha dada a sua extensão e enquadramento geográfico, com as suas profundezas, como a fossa abissal do Espichel, o estuário do Sado, as múltiplas baías, representa uma área específica de desenvolvimento de muitas e várias espécies. O conjunto de comunidades marinhas presentes no mar da Arrábida apresenta um caráter único ao nível da biodiversidade - mais de 1300 espécies - sem paralelo tanto a nível nacional como europeu.
O elevado índice de biodiversidade de aves, répteis, anfíbios, mamíferos - com especial destaque para as duas espécies de morcegos em vias de extinção que se abrigam nas belíssimas grutas da Arrábida: morcego-rato-grande e morcego-de-ferradura-mourisco - constitui também uma marca da riqueza patrimonial natural desta região.
Flora
As Matas da Arrábida são únicas, aqui se combinam elementos atlânticos com mediterrânicos e revelam-se vestígios raros de uma floresta pré-glaciária do sul da Europa.
Na Arrábida o carrasco atinge um porte arbóreo invulgar, tendo esta singularidade conduzindo à sua recente classificação como subespécie; o Carrasco-da-Arrábida; sendo também possível encontrar endemismos arrabinenses, ou seja, espécies que existem apenas na Arrábida, exemplos do Convolvulus Fernandessi e Euphorbia Pedroi, cujas populações se encontram nas falésias entre Sesimbra e o cabo Espichel.
Paisagem cultural
A Arrábida é um lugar de ocupação humana ancestral e patrimonialmente rico. Segundo dados arqueológicos recentes, os primeiro hominídeos ter-se-ão instalado nesta zona há cerca de meio milhão de anos. A riqueza patrimonial desde sítio resulta também desta ocupação ancestral, verificável ao oongo de toda a cordilheira.
Património Imaterial
A Arrábida é uma verdadeira serra de “milagres luminosos” (Heitor Pato). Um Lugar de religiosidade popular onde lendas como a da Nossa Senhora da Arrábida e da Nossa Senhora do cabo (Espichel) atravessam séculos e se caracterizam ainda atualmente em festividades religiosas e círios.
O exemplo do vinho
As vertente viradas a norte desta zona levam a maturações mais alongadas no tempo, sendo a vindima realizada nas primeiras duas semanas de outubro. Consequentemente os seus vinhos apresentam uma maior riqueza e complexidade de aromas. Atinge-se também um melhor equilíbrio entre a frescura (…)e o teor de açúcares(…) Consideramos que aqui se encontra a melhor “Terroir” do mundo para a produção de vinhos generosos desta casta (Moscatel de Setúbal). (Vasco P.Garcia)
O exemplo do queijo
-… se o método de fabrico é o tradicionalmente utilizado na região da Serra da Estrela, é contudo a outra Serra que se deve a singularidade do queijo de Azeitão: A Arrábida, onde estão reunidas as condições necessárias à criação do gado ovino, que se estende por uma linha de montes e vales ao longo da península de Setúbal, apresentando, no seu conjunto, uma extraordinária exuberância de flora.
As suas características organolépticas, muito particulares e apreciadas, estão intimamente ligadas à flora das pastagens de Serra da Arrábida e à utilização de uma variedade de flor de cardo, espontânea no sul do país, para a coagulação do leite. (fonte ARCOLSA)
A AMRS (Associação de Municípios da Região de Setúbal) estabeleceu protocolos com instituições académicas, e outras entidades com credibilidade nas respectivas áreas de investigação assegurando a validação científica da candidatura
Website: www.amrs.pt
E-mail: amrs@amrs.pt
http://www.facebook.com/pages/Arrabida-Património_Mundial
Conteúdo retirado integralmente do prospeto de apresentação da candidatura da Arrábida a património da UNESCO da AMRS.
Luís Pedro
Formador de STC