Realizou-se no passado dia 7 de março, no auditório da Casa Rural, uma palestra subordinada ao tema da emigração, mais particularmente a emigração açoriana para o Brasil nos séculos XVIII e XIX. O formador de Cidadania e Profissionalidade do nosso centro, Luís Mendonça, apresentou dados históricos sobre este fluxo migratório, referindo também as principais causas que levaram os açorianos a procurar lugares tão remotos, como, por exemplo, a Ilha de Sta. Catarina no Brasil meridional. No final estabeleceu, ainda, um paralelismo entre o passado remoto e a atualidade(o fluxo migratório de brasileiros para Portugal), levantando a questão: será que a história se repete?
No final da palestra houve ainda um período dedicado a perguntas e um debate muito interessante sobre questões inerentes à emigração/ imigração. Este tema atravessa os referenciais das três áreas de competência (CP, STC e CLC), daí também a pertinência da sua abordagem.
No mesmo espaço, teve lugar uma mostra de livros de investigação e de ficção sobre a temática da emigração.
Nota: O formador Luís Mendonça tem-se dedicado à investigação sobre a história dos Açores, em particular sobre a emigração açoriana para o Brasil, tendo publicado as seguintes obras: "“História dos Açores – visão geral (séc. XV –XX)”; “Aspectos da vida quotidiana nos Açores (perspectiva histórica)”; Emigração açoriana (séc. XVIII - XX); “Ao leme do destino” – romance.
Gabriela Machado (formadora de CLC)
Sem comentários:
Enviar um comentário