Um blogue criado com o intuito de aproximar o nosso Centro da comunidade, promovendo a divulgação das atividades desenvolvidas e de informações de caráter geral. Pretende-se, ainda, que seja um espaço de partilha e diálogo.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Seminário: Comunidade em Desenvolvimento Educação e Formação de Adultos


Clique no convite

Design de Carla Diz

Os Percursos da Informação

Atravessamos um período de importantes transformações nos media. A revolução digital implicou alterações substanciais quer na difusão de notícias, quer na formação da opinião pública. A atualidade destes temas levou a Biblioteca da Escola e o Centro Novas Oportunidades a organizar uma mesa-redonda subordinada ao tema “Os percursos da Informação” que decorreu no dia 10 de Maio, das 19h30 às 21h30, no auditório da escola.

A primeira intervenção coube à jornalista da LUSA, Sara Madeira (editora política), que fez uma apresentação sobre o papel das agências noticiosas na pesquisa e difusão da informação. Em seguida, a jornalista da RTP, Rita Marrafa de Carvalho, debruçou-se sobre o jornalismo de investigação em televisão, relatando alguns episódios interessantes e alguns dos constrangimentos que se colocam no seu dia-a-dia. Tivemos, ainda, a visão de uma jornalista estagiária do Expresso online, Ana Catarina Oliveira (ex-aluna da nossa escola), que nos deu a conhecer as especificidades deste novo meio jornalístico. O painel não ficaria completo sem a presença de um especialista na área da imagem. Assim, tivemos o prazer de ouvir o repórter fotográfico Fernando Trindade (formando do CNO), com uma vasta experiência na área, que nos brindou com uma apresentação sobre o seu percurso profissional e as profundas mudanças que vivenciou em vários domínios: político, social e tecnológico.

Contámos, ainda, com a participação da professora Margarina Catarino que nos falou da revista online “DiverCidades” e do professor Rui Silvares, editor do jornal da escola (jornal JÁ), que explicou o papel deste meio de comunicação e apelou à participação de todos os formandos. O formando e radialista Joaquim Cunha, editor e repórter da “Rádio Voz Desportiva”, falou de forma entusiasmada sobre as potencialidades deste projeto online.

O interesse manifestado pelos presentes proporcionou alguns momentos de vivo debate. Ficámos, no entanto, com a impressão que muito havia ainda para questionar e discutir.


Gabriela Machado
Formadora de CLC






sexta-feira, 18 de maio de 2012

VELHOS SÃO OS TRAPOS! E NUNCA É TARDE PARA APRENDER!


Eu e mais 9 colegas chegámos ao fim do Processo “RVCC” das Novas Oportunidades, que foi ministrado pela Escola Anselmo de Andrade em Almada.
Ontem 16 de Maio fomos ao Júri Final. Onde fomos descortinados por um júri composto por 5 elementos que avaliou todo o nosso trabalho ao longo do nosso processo, que durou alguns meses.
Cada um apresentou perante os jurados um tema de vida. A sessão começou às14 horas e prolongou-se até cerca das 20.30. Durante aquele tempo viveram-se momentos de emoção e de partilha, foi empolgante ouvir as experiências dos meus companheiros. Todos eles apresentaram temas que deveriam ser publicados em livro, tamanha é a sua riqueza literária e de vivências.

Já escrevi que as Novas Oportunidades quando aplicadas com seriedade, como acontece na Escola Anselmo de Andrade em Almada é um programa educacional excelente e atractivo.

Durante o processo o nosso Grupo S 34 foi muito dinâmico, participativo e muito interessado, a maioria esteve ali obrigada pelo Fundo Desemprego (como foi o meu caso), mas ao terminarmos este processo sentimo-nos orgulhosos por termos conseguido chegar ao fim e concluirmos o 12º.ano.

Para todos os meus colegas uma palavra de grande amizade e carinho, foram pessoas simples e com grande sentido de união. Obrigado pela vossa sincera e desinteressada amizade. Demos uma lição de unidade e de sentimentos partilhados, ao longo dos meses que durou o processo. Foi lindo e apaixonante.

Tenho que a realçar o papel de todos os professores (Prof. Luís Mendonça, Prof. Luís Pedro; Profª. Gracinda e Profª. Gabriela Machado (não querendo ferir susceptibilidades, quero dizer que esta Senhora nasceu para ensinar) que nos acompanharam neste processo RVCC, pela sua competência pedagógica e pelo carinho que demonstraram por todos, sem excepção, e pela forma como nos assistiram durante o processo.

Quero ter uma palavra especial para a Drª Ana Luísa Guilhas, (em momentos sentimos nos seus olhos lágrimas de satisfação e também de grande emoção pelo o momento que todos vivemos ontem) responsável pelo Grupo S34, sendo uma jovem, incutiu em nós uma enorme força e alento para que o grupo chegasse ao fim e concluísse com êxito este processo. Para ela vai o meu sentido reconhecimento e desejar-lhe os maiores êxitos tanto na área profissional como pessoal.

Precisamos neste país, em morte lenta,  de gente séria e capaz, estamos fartos de tanta mentira e compadrio.

Sr. Primeiro-Ministro e Sr. Ministro da Educação, dêem oportunidade a quem quer estudar para enriquecer o nosso país, NÃO ACABEM COM AS "NOVAS OPORTUNIDADES". Uma vez por todas, não brinquem com o povo português, que está farto de sofrer com tanta maldade e tanta injustiça. O nosso povo merece respeito, principalmente as gerações vindouras que são o futuro da nossa pátria que é PORTUGAL.

Alberto Silva


Grupo de formandos do S34, com a profissional e formadores de RVCC e a avaliadora externa.

terça-feira, 8 de maio de 2012

"Os Percursos da Informação" - mesa redonda

10 de maio (5ª feira) – 19.30h
Local: Auditório da casa rural



Programa

O papel das agências noticiosas (da origem da notícia à publicação)
Sara Madeira – editora de política da agência LUSA

 
O Jornalismo de investigação
Rita Marrafa de Carvalho - jornalista da RTP


A fotografia de imprensa
Fernando Trindade – repórter fotográfico


Ser jornalista hoje
Ana Catarina Oliveira – jornalista estagiária do Expresso


Revista DiverCidades (edição digital)
Margarida Catarino – editora


Radio online
Joaquim Cunha – repórter da “Rádio Voz Desportiva”


O jornal escolar
Rui Silvares – editor do “JÁ Jornal d’Anselmo”

Moderadoras:
Vanda Cândido (professora bibliotecária)
Gabriela Machado (formadora CLC e membro da equipa da biblioteca)

Nota: Esta atividade é organizada pela biblioteca e pelo CNO e dirige-se, em particular, aos formandos dos cursos EFA de secundário e aos adultos em processo de RVCC de secundário.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

3 de maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O dia 3 de Maio foi declarado Dia Mundial da Liberdade de Imprensa pela Decisão 48/432, de 20 de Dezembro de 1993, aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas. Foi escolhido o dia 3 de Maio por se tratar da data do aniversário da Declaração de Windhoek. Esta Declaração foi aprovada durante um Seminário organizado pela UNESCO sobre a "Promoção da Independência e do Pluralismo da Imprensa Africana", que se realizou em Windhoek, Namíbia, de 29 de Abril a 3 de Maio de 1991. A Declaração considera a liberdade, a independência e o pluralismo dos media como princípios essenciais para a democracia e os direitos humanos. http://www.gmcs.pt

Associando-se a esta comemoração Portugal assinala pela primeira vez "Um Dia com os Media" com o objetivo de refletir sobre o papel dos órgãos de comunicação na vida quotidiana.
Segundo o Conselho Nacional de Educação:
”A literacia mediática é uma questão de inclusão e de cidadania na sociedade da informação de hoje (…) evitando ou diminuindo os riscos de exclusão da vida comunitária”
Gabriela Machado
Formadora de CLC 

terça-feira, 1 de maio de 2012

EXPOSIÇÕES

World Press Photo 2012
Exposição de Fotografia
De 27 abril a 20 maio
no Museu da Eletricidade
Entrada Livre
A edição deste ano reúne mais de 160 fotografias premiadas no âmbito de um concurso ao qual 5247 fotógrafos de 124 países candidataram mais de 101 mil imagens.
 
World Press Cartoon 2012
Esta exposição tem como objetivo distinguir e divulgar os melhores trabalhos publicados em jornais e revistas de todo o mundo.
Até 30 de Julho no Museu de Arte Moderna de Sintra.
De terça-feira a sexta-feira entre as 12 e as 18 horas e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas (encerra à segunda-feira).
 
 1º prémio na categoria de desenho de humor intitulado “Ecology” do romeno Pavel