Um blogue criado com o intuito de aproximar o nosso Centro da comunidade, promovendo a divulgação das atividades desenvolvidas e de informações de caráter geral. Pretende-se, ainda, que seja um espaço de partilha e diálogo.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os Percursos da Informação

Atravessamos um período de importantes transformações nos media. A revolução digital implicou alterações substanciais quer na difusão de notícias, quer na formação da opinião pública. A atualidade destes temas levou a Biblioteca da Escola e o Centro Novas Oportunidades a organizar uma mesa-redonda subordinada ao tema “Os percursos da Informação” que decorreu no dia 10 de Maio, das 19h30 às 21h30, no auditório da escola.

A primeira intervenção coube à jornalista da LUSA, Sara Madeira (editora política), que fez uma apresentação sobre o papel das agências noticiosas na pesquisa e difusão da informação. Em seguida, a jornalista da RTP, Rita Marrafa de Carvalho, debruçou-se sobre o jornalismo de investigação em televisão, relatando alguns episódios interessantes e alguns dos constrangimentos que se colocam no seu dia-a-dia. Tivemos, ainda, a visão de uma jornalista estagiária do Expresso online, Ana Catarina Oliveira (ex-aluna da nossa escola), que nos deu a conhecer as especificidades deste novo meio jornalístico. O painel não ficaria completo sem a presença de um especialista na área da imagem. Assim, tivemos o prazer de ouvir o repórter fotográfico Fernando Trindade (formando do CNO), com uma vasta experiência na área, que nos brindou com uma apresentação sobre o seu percurso profissional e as profundas mudanças que vivenciou em vários domínios: político, social e tecnológico.

Contámos, ainda, com a participação da professora Margarina Catarino que nos falou da revista online “DiverCidades” e do professor Rui Silvares, editor do jornal da escola (jornal JÁ), que explicou o papel deste meio de comunicação e apelou à participação de todos os formandos. O formando e radialista Joaquim Cunha, editor e repórter da “Rádio Voz Desportiva”, falou de forma entusiasmada sobre as potencialidades deste projeto online.

O interesse manifestado pelos presentes proporcionou alguns momentos de vivo debate. Ficámos, no entanto, com a impressão que muito havia ainda para questionar e discutir.


Gabriela Machado
Formadora de CLC






Sem comentários:

Enviar um comentário