Um blogue criado com o intuito de aproximar o nosso Centro da comunidade, promovendo a divulgação das atividades desenvolvidas e de informações de caráter geral. Pretende-se, ainda, que seja um espaço de partilha e diálogo.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Qualificar os Portugueses, uma missão, um dever profissional

No seguimento do I Encontro Nacional “Qualificar os Portugueses, uma missão, um dever profissional” que teve lugar no auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), no passado dia 7 de Dezembro, um grupo de profissionais da área da educação e formação de adultos, face à atual indefinição das políticas de educação e formação dirigidas à população adulta, decidiu nomear a Comissão Instaladora daquela que será a ANPEFA - Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos.
A associação será de âmbito nacional e pretende abranger todos os profissionais envolvidos nesta área. A ANPEFA terá como principal objetivo contribuir para a continuidade das políticas públicas de educação e formação de adultos, valorização e credibilização da aprendizagem ao longo da vida. Este encontro contou com a participação de 230 profissionais e com a comunicação de vários nomes conhecidos na área. Teve ainda a participação de testemunhos que permitiram comprovar o excelente trabalho que tem sido realizado até hoje.
O encontro contou com a participação do Dr. Bravo Nico (docente na Universidade de Évora) que apresentou uma comunicação intitulada: Qualificação de Adultos em Portugal: um ponto de partida ou um ponto final? Esta comunicação teve como finalidade, evidenciar a a necessidade de um consenso social e político em torno da qualificação. Colocou todos os participantes a refletir sobre a continuidade da Qualificação de Adultos em Portugal. Contou-se com a apresentação do Manifesto Pró-Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos, exposto pelo Dr. Luís Capucha (docente/investigador no ISCTE). Posteriormente, contou-se com a Dr.ª Lucília Salgado (Docente na ESE de Coimbra e investigadora nas áreas da Literacia) cuja comunicação incidiu sobre os Impactos Educativos da INO – Iniciativa Novas Oportunidades.
O encontro usufruiu ainda da participação do Dr. Jorge Dias (Universidade Católica Portuguesa - Grupo de Investigação «Ethics for Counseling») que nos presenteou com uma comunicação sobre a importância do PDP (Plano de Desenvolvimento Pessoal) e a necessidade formativa para as novas competências filosóficas. Seguidamente, a Dr.ª Leonor Viegas (Universidade do Algarve), apresentou-nos uma comunicação intitulada: Além da qualificação, a educação para a participação que teve como finalidade a reflexão sobre as práticas da equipa técnico-pedagógica, tendo em conta os novos públicos dos CNO (desempregados) e a possibilidade do processo RVCC ser mais do que um processo de qualificação, mas também uma forma de contribuir para o incremento cultural e participativo dos adultos. De seguida, a Dr.ª Soraia Morais (Instituto de Educação - Universidade de Lisboa) brindou-nos com o seu estudo sobre: O contributo dos Processos RVCC, nos adultos certificados, para a ALV - realidade de um CNO. Contou-se ainda com a partilha da experiência do Dr. Paulo Riço (Tutor de RVCC-PRO e Formador EFA do CNO do Centro de Formação Profissional de Coimbra).
Para finalizar as comunicações contou-se com a participação de dois convidados: Sr. Carlos Santos - adulto certificado Nível Secundário do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Henriques Nogueira de Torres Vedras - e com o Sr. Casas de Melo - adulto certificado Nível Secundário do Centro Novas Oportunidades do Centro de Formação Profissional de Coimbra. Estes dois candidatos contemplaram a audiência com os seus testemunhos, que tão bem evidenciaram o bom trabalho que tem sido desenvolvido por uma equipa de profissionais que luta para que a formação esteja ao alcance de todos e valorize as competências que são adquiridas ao longo da vida. O aumento de competências é um direito de todos e dado que nem todos tiveram as mesmas oportunidades, esta associação pretende, entre outras coisas, ajudar a dar uma oportunidade a quem ainda não pode dispor dela.
O CNO Anselmo de Andrade participou ativamente na organização e realização deste encontro através de um dos seus técnicos, reconhecendo a importância do associativismo e trabalho em rede no desenvolvimento de boas práticas na Educação e Formação de Adultos.

Sérgio Rodrigues (Profissional de RVCC)

Sem comentários:

Enviar um comentário